Como calibrar os pneus no posto? Aprenda a preservar os pneus de carro ou moto

Como calibrar os pneus no posto

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Você sabe calibrar os pneu? A correta calibração dos pneus é um aspecto fundamental da manutenção veicular que muitos motoristas negligenciam. No entanto, a pressão adequada dos pneus não apenas promove a segurança nas estradas, mas também contribui para a economia de combustível e a durabilidade dos pneus.

Neste artigo, exploraremos passo a passo como calibrar os pneus do seu veículo no posto de forma eficaz e precisa, garantindo uma condução mais suave, eficiente e segura.

Aprender a realizar essa tarefa simples pode fazer toda a diferença na experiência de dirigir e no desempenho do seu carro, além de economizar dinheiro a longo prazo.

Onde calibrar os pneus?

Os postos de gasolina são o lugar óbvio para muita gente quando se trata de calibrar os pneus no Brasil, mas você tem outras opções legais também.

Borracharias, oficinas especializadas e lojas de pneus costumam ter aquelas máquinas de ar comprimido para calibrar, e a melhor parte é que geralmente não cobram nada pelo serviço.

Você mesmo pode fazer isso, mas é importante saber como fazer direito. Confira nos próximos tópicos as dicas essenciais para calibrar o pneu de forma correta.

Como calibrar os pneus do meu carro?

Calibrar os pneus é tipo um check-up semanal para o seu carro, que ajuda a manter tudo seguro e eficiente, especialmente se você quer economizar gasolina.

Mas como fazemos isso? Bom, primeiro, é importante que os pneus estejam “frios” quando você os verificar, o que basicamente significa que não devem estar quentes durante uma longa viagem.

É como medir a temperatura do pneu após uma corrida. Não é a melhor ideia. O ideal é rodar apenas uns 2 ou 3 quilômetros antes de verificar a pressão, assim os pneus esfriam um pouco e você terá uma leitura mais precisa.

Resumindo, a dica é procurar um posto de gasolina por perto para cuidar dos pneus do seu carro. Porém, existem algumas outras dicas essenciais para esse rolê dá certo, confira 4 dicas importantes na hora de calibrar os seus pneus:

Dica 1 : use a pressão recomendada pelo fabricante para calibrar os pneus

Cada fabricante bolou um motor ou sistema de freios diferente para cada veículo. E, claro, isso inclui um pneu específico com uma pressão certinha para cada modelo de carro.

E sabe por quê? Eles estudam isso tudo para garantir que você tenha segurança, conforto, um desempenho maneiro e até economia de combustível.

Pense que um pneu bem cheio pode judiar do sistema de suspensão, dando mais pancada do que deveria. Já um pneu meio vazio demais aumenta o contato com o chão, criando mais atrito, o que gasta mais gasolina e acaba com os pneus mais rápido.

A dica chave é: usar a pressão que o fabricante recomenda. Geralmente, essa informação está no manual do carro, mas às vezes tem até adesivo esperto nas portas ou no porta-luvas.

Dica 2: faça de acordo com o peso que o carro está carregando

Quanto de peso os pneus aguentam tá direto ligado à pressão deles. Só para você ter uma noção, enquanto um carro normalzinho usa uma pressão de cerca de 30 libras, um caminhãozinho pequeno pode precisar quase do dobro disso.

Então, o que isso significa? Se você está sozinho no seu carro, a pressão deve ser mais baixa do que se você tiver mais quatro amigos e uma bagagem inteira. Mais peso quer dizer que precisa de mais pressão.

Sorte que muitos manuais de carros mostram qual pressão usar nos dois casos, tanto vazio quanto cheio.

Ah, e não fica assustado se eles falarem só pra aumentar a pressão nos pneus de trás, isso é normal, porque é lá que a carga bate mais. Se ficar na dúvida, pergunta pro pessoal da concessionária, eles sempre sabem das coisas.

Dica 3: calibrar os pneus com eles ainda “frios”

O truque é calibrar os pneus de manhã, pelo menos uma vez por semana, quando eles estão na boa e na temperatura ambiente. Escolhe um lugar pertinho de onde seu carro tá parado.

Evita dar uma voltinha longa ou acelerar muito antes de calibrar. Isso porque, pela lei da física, a pressão nos pneus aumenta quando eles esquentam.

Resumindo: se você dirigir muito antes de calibrar, os pneus vão ficar quentinhos por causa do atrito, e isso pode bagunçar a calibragem certinha. Se não tiver jeito e tiver que calibrar com os pneus já bem quentes, joga umas 2 ou 3 libras a mais do que a pressão certa para compensar.

Dica 4: tenha cuidado de acordo com o tipo de solo

Se você vai encarar uma estrada cheia de areia, tipo praia ou dunas, a dica é baixar a pressão dos pneus pela metade do que você usa no asfalto. Isso dá mais grip e tração.

Já se o caminho é de lama, baixa um pouco a pressão também, mas não tanto quanto na areia. Diminui uns 2/3 da pressão do asfalto. Por exemplo, se seu carro roda com 30 libras no asfalto, tenta uns 15 libras na areia e 20 libras na lama.

Essa redução é para o pneu se ajustar melhor ao terreno escorregadio, ficando mais em contato com o chão. Só não esquece de encher os pneus de novo quando voltar para o asfalto.

E, antes de encarar qualquer parada brava, pega dicas com os profissionais, não vai se arriscar sem saber. Ah, se você tem dicas também, manda ver nos comentários!

Como calibrar pneu de moto?

Calibrar os pneus de uma motocicleta é crucial para garantir uma condução segura, uma vez que a estabilidade é fundamental em veículos de duas rodas.

Assim como nos automóveis de quatro rodas, a pressão correta dos pneus para motocicletas é especificada pelo fabricante no manual do veículo ou em um adesivo localizado na suspensão traseira.

O processo de calibração para pneus de motos segue essencialmente o mesmo procedimento mencionado anteriormente, com a consideração adicional do peso carregado, seja carga ou passageiro.

Além disso, é importante observar a frequência com que a calibração deve ser realizada, o que pode variar de uma a quatro vezes por mês, dependendo do uso da motocicleta. Confira dicas pontuais sobre calibragem de moto:

  • Realize essa manutenção apenas com os pneus resfriados, como mencionado anteriormente;
  • Utilize a pressão recomendada pelo fabricante da sua moto, disponível no manual do proprietário ou no adesivo fixado na suspensão traseira;
  • Ajuste uma pressão ligeiramente menor no pneu dianteiro (é fundamental compreender as especificações para cada modelo de motocicleta, levando em conta suas dimensões, peso único e até mesmo seu estilo de pilotagem, seja carregando carga extra ou viajando sozinho);
  • Considere procurar uma oficina especializada, se necessário (se tiver dúvidas sobre como calibrar os pneus da moto, consulte profissionais que podem oferecer orientações sobre a realização e manutenção da calibragem, dissipando todas as suas incertezas sobre o assunto)

Como calibrar pneu no posto de gasolina?

Normalmente, em centros automotivos, os motoristas recebem ajuda de profissionais para calibrar os pneus. No entanto, muitas vezes, surge a pergunta: e nos postos de gasolina?

É uma opção mais acessível, mas nem sempre é garantido que você encontrará um calibrador disponível ou que o compressor esteja devidamente calibrado, o que pode tornar a calibração adequada um desafio. Se você não tiver outra alternativa, siga estas orientações:

  • No visor do calibrador, insira o número da pressão desejada e acione a ferramenta.
  • Remova a tampa da válvula do pneu.
  • Se disponível, pressione a trava na extremidade do calibrador.
  • Conecte a mangueira do calibrador à válvula do pneu.
  • Aguarde o sinal sonoro do equipamento, indicando que a pressão ideal foi alcançada.
  • Recoloque a tampa da válvula no pneu.

3 dicas na hora de calibrar o pneu de carro e moto:

Algumas dicas importantes também fazem a diferença para manter suas rodas em ótimas condições e aumentar sua vida útil:

  • Temperatura: A pressão recomendada pelo fabricante no manual do carro foi calculada em condições de temperatura ambiente. Portanto, evite calibrar os pneus quando eles estiverem quentes, como após uma viagem longa ou depois de rodar mais de 3 km na cidade.
  • Peso: As rodas carregam todo o peso do veículo sobre o asfalto, e quanto mais peso, mais desgaste elas sofrem. Antes de uma viagem, verifique a tabela de pesos (incluindo passageiros e bagagem) indicada pelo fabricante no manual do carro e ajuste a pressão correta nos pneus dianteiros e traseiros de acordo.
  • Segurança: Não se esqueça de manter o estepe sempre calibrado, afinal, você pode precisar dele a qualquer momento. Para garantir que ele esteja sempre pronto, é aconselhável calibrar o pneu reserva com uma ou duas libras a mais do que os outros pneus do veículo.

Calibragem com nitrogênio ou ar comprimido?

Quando for calibrar os pneus do seu carro, você terá duas opções de enchimento: o ar comprimido, mais comum, e o nitrogênio.

A grande diferença é que o nitrogênio consegue manter a pressão dos pneus estável por um período bem mais longo, sem expandir mesmo em temperaturas elevadas. Além disso, ao usar nitrogênio, os pneus sofrem menos desgaste, permitindo revisões menos frequentes na calibragem.

Qual tipo de calibragem é melhor?

Em certas situações, como em corridas, o uso de nitrogênio é essencial, pois aprimora o desempenho e a performance do veículo. Contudo, a decisão sobre o tipo de calibragem ideal fica a critério do condutor.

Se o pneu já estiver preenchido com ar comprimido ou nitrogênio, e o motorista optar por fazer a troca, é preciso esvaziar completamente o pneu, tomando cuidado para não danificar as laterais devido ao peso do veículo. Importante lembrar: nunca misture ar comprimido e nitrogênio.

Calibrar o estepe

Não dá para adivinhar quando um pneu vai furar, mas isso pode acontecer a qualquer momento. Se isso acontecer, a salvação é o nosso amigão estepe, e ele precisa estar pronto para o serviço.

Então, é bom calibrar o estepe toda semana ou a cada 15 dias, dando uma ou duas librinhas a mais do que o recomendado. Afinal, ficar lá quietinho no porta-malas pode fazer ele perder um pouco de ar mais fácil.

Saiba a frequência para calibrar os pneus

Uma pergunta comum entre os motoristas é quando é o momento certo para calibrar os pneus. Para carros de uso cotidiano em condições normais, a recomendação é a cada 15 dias, mas não há problema se você quiser fazer isso toda semana, contanto que siga a pressão indicada no manual do carro.

Se você tem um carro que não usa muito, tipo aqueles colecionadores de carros antigos, é legal fazer a regulagem a cada 30 dias.

Agora, se o seu veículo vive na estrada, como os carros de aplicativo e de entrega, é bom calibrar a cada 500 km, sempre seguindo os cuidados necessários com as suas queridas rodas.

Qual a importância de manter os pneus calibrados

Investir em um novo conjunto de pneus pode pesar no bolso de qualquer motorista, mas é uma necessidade vital para o desempenho adequado do veículo.

Ao manter a calibragem correta dos pneus e realizar a manutenção regular das rodas, você não apenas estende a vida útil do seu carro, mas também reduz o desgaste e eleva a segurança durante suas viagens.

Além de acelerar o desgaste da banda de rodagem e aumentar o consumo de combustível, a calibração inadequada dos pneus pode resultar em riscos significativos para a sua segurança ao dirigir.

  • Perda de estabilidade e oscilação em curvas;
  • Aumento da distância de frenagem do veículo;
  • Maior probabilidade de aquaplanagem;
  • Superaquecimento que pode até estourar o pneu;
  • Perda de aderência com a pista seca.

Se você costuma esquecer de ajustar a pressão dos seus pneus, crie o hábito de verificar sempre que abastecer o veículo. Você pode fazer isso sozinho ou contar com a ajuda dos profissionais no posto de combustível. Dessa forma, você mantém a manutenção em dia e eleva a sua segurança nas estradas.

Evite problemas, procure ajuda profissional

E aí, conseguiu aprender a calibrar os seus pneus corretamente? Confira um dos nossos últimos artigos que fala sobre pneus carecas e lembrem-se sempre de cuidar bem dos seus pneus para garantir uma viagem tranquila e segura. Se rolar alguma dúvida, não hesitem em buscar ajuda profissional.

Afinal, a segurança vem em primeiro lugar, e os especialistas estão aí para garantir que cada pedalada seja suave e sem percalços.

Mantenham-se na estrada com responsabilidade e, se tiverem alguma dica ou experiência para compartilhar, joguem nos comentários. Boa viagem e rodem com responsabilidade!

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