Pneu remold: O que é, vantagens e mais

Pneu remold

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Dentre os cuidados que não podemos deixar de ter com o nosso automóvel, está a troca dos pneus. Ela deve ser realizada sempre que as borrachas apresentarem más condições de uso, ou quando o Tread Wear Indicator (TWI) indicar o desgaste da rodagem.

Além disso, se os pneus estiverem fora do prazo de validade ou sofrerem grandes impactos, a troca também é recomendada. Neste cenário, sempre existe a opção de comprar pneus novos ou usados e, com ela, a dúvida sobre o que é um pneu remold?

Se você nunca ouviu falar sobre ele, continue a leitura deste artigo, pois iremos explicar como é feito, a diferença entre o remold e o pneu original, suas vantagens e desvantagens e se é ele é ou não um pneu seguro e com boa durabilidade. Acompanhe!

Leia também: Saiba como identificar se um pneu está bom.

Afinal, o que é um pneu remold?

O pneu remold, também chamado de pneu recondicionado ou remanufaturado, é um pneu tratado para a sua reutilização. Assim, para ficar mais claro, imagine que você tenha uma calça rasgada. Você manda para a costureira e ela remenda aqueles rasgos, oferecendo mais tempo de uso para a vestimenta.

Ainda que a ideia pareça boa, a verdade é que a calça já não terá a mesma qualidade de quando foi comprada, muito menos a garantia. Ou seja, as chances de rasgar novamente são grandes, fora que, é perceptível que ela não está em boas condições de uso.

Obviamente, não há como comparar um pneu a uma roupa, uma vez que uma costura feita em tecido jamais irá oferecer riscos para você. Agora, quando falamos em pneu remold, a história muda.

Ainda que seja uma excelente forma de economizar, comprar um pneu remold pode não ser a melhor alternativa. Isso porque, se trata de um pneu que já teve algum dano, como um furo, por exemplo, e foi reparado para usar por mais tempo. Por essa razão, são conhecidos como pneus reformados.

No Brasil, a maioria dos pneus remold são confeccionados com borracha natural, ou seja, tendem a ser mais resistentes. Nesse sentido, há dois processos muito comuns para o remold de pneus: a vulcanização e o re-curing.

A Vulcanização é um processo que envolve aquecimento por alta temperatura. Em outras palavras, o pneu é reconstituído por meio da pressão quente e remodelado até se tornar compatível com o novo veículo. Já o re-curing, embora também se trate de um processo de pressão e remodelagem, não utiliza a temperatura para isso.

A verdade é que, independentemente de qual método é usado, ambos utilizam pneus antigos que acabam custando menos quando comparados a um novo. Além disso, os pneus remold dispõem de uma vida útil menor que os pneus originais, assim como a segurança que também pode ser comprometida.

Qual a diferença do pneu remold para o original?

Agora que você já sabe o que é um pneu remold, precisa entender a diferença entre ele e o original. Para começarmos, a principal diferença entre os dois, é que o pneu original, como o próprio nome indica, é um pneu novo que acabou de sair da fábrica.

Nessa perspectiva, sabemos que produtos novos possuem garantia e maior qualidade. Já o pneu remold, é uma restauração, ou seja, é como a calça remendada que falamos no tópico anterior. Por mais que dê para usar, nunca será igual a uma peça nova.

É importante dizer que as recomendações de uso também são diferentes quando se trata de um pneu remold e de um original. O remold, por exemplo, não deve ser usado em estradas. Isso porque, o desempenho desse pneu é muito inferior ao original e pode causar acidentes, especialmente em pistas molhadas.

Por esta razão, é indicado usar o pneu remold apenas em áreas urbanas e com a velocidade abaixo de 80 km/h. Além disso, esse tipo de pneu costuma apresentar dificuldades na hora do balanceamento, e isso compromete toda a simetria e distribuição de peso do automóvel, causando problemas na manutenção do pneu e na dirigibilidade.

Inclusive, se compararmos o pneu remold aos pneus meia-vida, aqueles considerados “semi-novos”, ainda teremos uma baixa indicação do remold. Isso porque, os pneus “meia-vida” são apenas usados, enquanto os remold foram submetidos a tratamentos para voltarem a circulação.

Portanto, entre pneus remold e originais, o original sempre será a melhor opção. Contudo, caso você precise de uma alternativa mais barata, é preferível optar pelo pneu “meia-vida”.

Vantagens e desvantagens do pneu remold

Muito mais que saber o que é um pneu remold e qual a diferença entre ele e o original, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens do seu uso.

A única vantagem é, talvez, o maior motivo pelos quais os pneus remold são tão procurados pelos condutores é no que diz respeito ao seu valor. Diferentemente de um pneu original, o remold costuma ter um custo altamente acessível.

Isso ocorre, pois, como dito anteriormente, a estrutura desse tipo de pneu é reaproveitada de outras peças inutilizadas por razões como furos ou rasgos. Ou seja, o valor repassado desses pneus, normalmente cobrem o custo com a nova borracha e rodagem lateral.

No entanto, como em qualquer aquisição, há desvantagens e, neste caso, costumam ser maiores que as vantagens, começando pela vida útil do pneu remold, a qual chega a ser até 50% menor que um pneu novo de fábrica. Isso significa que, ao escolhê-lo, você precisará trocá-lo muito antes do que ocorreria com um pneu original.

Outra grande desvantagem, é o desempenho desse tipo de pneu. Embora pareça bem semelhante a um pneu novo, o remold deve ser usado somente dentro de cidades, isso porque, em altas velocidades, ele pode sofrer instabilidade, principalmente em curvas, impactando na segurança do veículo.

Por fim, conforme mencionamos anteriormente, o balanceamento com pneu remold é mais difícil de ser realizado. Normalmente, é necessário contratar um profissional especializado e com maior conhecimento nesse tipo de pneu.

É seguro usar pneu remold?

A verdade é que, não é seguro usar pneu remold. Isso porque, conforme explicamos no decorrer do conteúdo, o pneu remold é uma espécie de roupa remendada. Em outras palavras, tudo que precisa ser remendado, perdeu a qualidade.

Começamos, então, falando sobre a procedência desses pneus. Quando você compra uma peça original, sabe a marca, o modelo e, principalmente, quais as recomendações. No entanto, ao adquirir um remold, você não sabe qual era o estado do pneu anterior e, menos ainda, para qual carro ele foi fabricado.

Essa falta de informação é muito complicada, uma vez que, você arrisca ter pneus com marcas e atributos diferentes, comprometendo a segurança do carro. Embora eles sejam aparentemente iguais, as características distintas são mais propícias a acidentes.

Para se ter uma ideia, se dois pneus remold com carcaças diferentes estiverem no eixo dianteiro de um veículo, a freada ou curva pode ser desigual. Neste cenário, pode ocorrer um grave acidente, provocando lesões e, até mesmo, a morte dos ocupantes do automóvel.

Devido a problemas como o mencionado acima, é fundamental investir em carcaças da mesma origem para o processo de remodelagem. No entanto, as chances de os profissionais não respeitarem esse critério é grande, especialmente por não se tratar de uma exigência do Inmetro.

Quanto tempo dura um pneu remold?

Um pneu remold costuma durar cerca de 50% menos que um pneu novo. Inclusive, ele pode ter uma vida útil ainda menor que os pneus chamados “meia-vida”. Essa porcentagem nos mostra que, ainda que ela seja comercializado por um valor menor, este custo não é tão econômico assim.

Se pensarmos que um pneu original dura 50% a mais que um remold e costuma rodar até 60 mil quilômetros, logo, a vantagem de um recondicionado não é grande. Isso porque, você pode pagar menos na aquisição, porém irá trocá-lo mais rápido e com mais frequência.

Por falar em quilometragem, um pneu remold chega a percorrer, em média, 25 a 30 mil quilômetros. No entanto, essa quilometragem pode ser ainda menor se você for contra a indicação e usá-lo em estradas.

Ao que tudo indica, o pneu remold dura muito menos que um original, tendo como único benefício a economia a curto prazo. Uma vez que, mesmo que custem metade do valor, também duram metade do tempo.

Entendeu o que é um pneu remold?

Chegamos ao fim e até aqui você conseguiu entender o que é um pneu remold e como é a sua atuação. Em outras palavras, foi possível perceber que, embora pareça uma solução econômica, não é bem assim que funciona, não é mesmo?

Ao realizarmos uma avaliação geral, fica claro que o maior princípio da economia está no chamado custo-benefício. Ou seja, quando o valor de um produto é compatível ou até menor que as vantagens que ele oferece.

Este, certamente, não é o caso do pneu remold, pois mesmo que possua um preço acessível a curto prazo, dispõe também de uma vida útil mais curta. Além disso, é repleto de desvantagens relacionadas à manutenção e segurança.

Por essas razões, agora que você já sabe o que é um pneu remold, tente deixá-lo como última opção. Em outras palavras, ainda que precise de uma alternativa menos custosa, procure por pneus “meia-vida”.

Contudo, caso você opte por esse tipo de produto, lembre-se de verificar se ele possui o selo do Inmetro e busque por profissionais de confiança. Inclusive, caso já tenha usado um pneu remold, comente aqui a sua experiência. Suas impressões podem ajudar outras pessoas.

Até a próxima!

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