Como saber se o pneu da moto está careca?

Descubra como saber se o pneu da moto está careca

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Uma das maiores preocupações de quem dirige moto (e carro também, na verdade) é se o pneu está careca. Afinal, essa é uma das principais causas de acidentes de trânsito.

A qualidade do pneu como um todo é de extrema relevância para que as pessoas que estão guiando a moto e os demais motoristas e pedestres estejam seguros.

No entanto, mesmo os pneus de maior qualidade acabam ficando carecas com o tempo e é muito importante que se esteja atento a isso para que a sua substituição seja feita antes de ocorrer um acidente.

Mesmo sabendo disso, muitos condutores ficam na dúvida: será que o pneu da minha moto está careca? Será que já é o momento de trocá-lo?

Se você também dirige moto e quer saber mais sobre os pneus carecas e a sua troca, continue lendo este material que criamos especialmente para você!

O que significa “pneu careca”?

Qualquer pessoa que observar bem um pneu de moto vai perceber que ele tem alguns sulcos, ou seja, algumas áreas que são mais profundas.

Essas áreas têm a finalidade de ajudar a manter a aderência desse veículo ao solo enquanto ele está sendo dirigido. É por causa disso que se diminuem as probabilidades de acidentes.

Porém, conforme passam os anos e o pneu vai ficando em contato com o asfalto, ocorre o seu desgaste. Uma vez que a borracha do pneu vai se desgastando, esses sulcos vão sumindo e o resultado é que o pneu adere menos ao solo.

Dessa forma, o pneu careca é aquele pneu cujos sulcos já se desgastaram o suficiente para que não se tenha tanta aderência, ou seja, é como se esse pneu pudesse “sair” do asfalto a qualquer momento.

É válido dizer que não importa qual seja a marca do pneu: uma vez que ele fica em contato com o asfalto, ele se desgasta. Esse é um processo natural da borracha e que ocorre mesmo quando o pneu é de alta qualidade.

Outra coisa a salientar é que isso acontece mesmo quando o motorista é bem cuidadoso. O desgaste independe do condutor porque tem a ver com o tempo durante o qual o pneu está em contato com o asfalto.

Demora para um pneu de moto ficar careca?

É claro que a rapidez com a qual um pneu vai se desgastar também tem a ver com a quantidade de vezes que essa moto é usada.

Assim, uma pessoa que usa essa moto todos os dias para ir trabalhar perceberá que os seus pneus vão se desgastar com maior rapidez. Já aquelas que usam apenas no final de semana, por exemplo, notarão que os pneus vão durar mais.

Contudo, de forma geral, os pneus de motos levam cinco anos para ficar carecas, sendo usados com regularidade.

Isso quer dizer que, depois de cinco anos que esses pneus foram trocados, caso não aconteça nenhum outro problema, como um furo, será o momento de o condutor providenciar a sua substituição.

Isso também ressalta o quanto é importante que a pessoa se lembre de quando foi a última vez que os pneus de sua moto foram trocados.

Desse modo, haverá menos chance de o indivíduo se confundir ou mesmo se esquecer de que já foram cinco anos e de que é a hora de o pneu ser trocado novamente.

Como identificar que o pneu da sua moto está careca

Essa é a grande questão para muita gente: como ter certeza de que é o momento de o pneu da moto ser trocado?

Felizmente, é mais fácil do que se imagina chegar a essa conclusão e aqui estão algumas coisas que mostram que se precisa fazer a troca desse pneu:

1. Os sulcos estão mais rasos ou desapareceram

Como explicado, os sulcos são as ranhuras que vão fazer com que esse pneu tenha a aderência que se espera. Além disso, eles são profundos quando o pneu é trocado e, ao longo do tempo, vão sofrendo desgaste.

Quando se olha para o pneu e se percebe que esses sulcos estão muito mais rasos ou até que eles desapareceram, é preciso providenciar a troca do pneu imediatamente!

2. Você percebe que a moto “desliza”

Uma vez que a aderência do pneu está comprometida, é claro que a estabilidade da moto também estará. Dessa forma, é bastante comum que as pessoas percebam que o veículo está deslizando, especialmente quando é freado.

Normalmente, uma vez que o freio é acionado, espera-se que a moto pare quase que de forma imediata. Porém, se ela está patinando até em solo seco, o pneu está mesmo careca.

Sem dúvida, essa situação é ainda mais séria quando se está guiando em dia de chuva ou com o asfalto molhado. Nesses casos, a aderência é ainda menor e existe muito mais perigo.

3. Já está quase fazendo cinco anos desde a última troca

Se o condutor perceber que o pneu está com os sulcos desgastados, que ele está patinando no asfalto e que já faz quase cinco anos (ou até já completou esse tempo) desde a última troca, é preciso substituir o pneu.

É claro que esse tempo é contabilizado quando o pneu é comprado em lugares de confiança, com nota fiscal e sendo 100% novo.

Pneus que são adquiridos de terceiros podem ter uma vida útil bem mais curta e ficar careca com maior rapidez. Afinal, não se sabe se esses pneus foram usados antes e nem por quanto tempo.

Nesses casos, se os sulcos diminuíram de profundidade, o ideal é que se faça a troca logo, independentemente de haver cinco anos da compra ou não.

Onde comprar pneus de qualidade

Hoje em dia, não faltam lojas que trabalhem somente com produtos automotivos e isso inclui os pneus. Aliás, há lojas que se dedicam somente aos itens de motos, contando com pneus de marcas diversas.

Entretanto, é extremamente importante que quem vai substituir os pneus da sua moto seja criterioso: essa pessoa tem de analisar se é uma loja séria antes de comprar o pneu.

A seguir, algumas coisas que esse motorista de moto deve avaliar antes de confiar na loja:

1. Ela tem CNPJ ativo?

Nem todo mundo presta atenção a essas coisas, mas é preciso dar uma verificada no CNPJ da loja para ter certeza de que ela existe e de que está regularizada.

Se isso não for feito, será mais difícil ter suporte em caso de qualquer problema com o pneu, como ele não ser 100% novo.

2. Há boas avaliações?

Vale a pena pedir a opinião de pessoas que possam ter comprado pneus para motos ali. Assim, se elas tiveram algum problema com a qualidade do pneu, o ideal é que se repense a compra.

3. O pneu tem garantia?

Quando se trata de um pneu novo, é comum que as lojas deem garantia dele, além de nota fiscal. Dessa maneira, se ele se desgastar antes do previsto ou ocorrer outro problema, essa loja pode dar outro pneu ou outras compensações.

4. Aparência do pneu

É indispensável que a pessoa avalie a aparência do pneu que ela está comprando. Ele parece ser novo? Parece ter alguma avaria? Os seus sulcos estão profundos como é o normal?

5. Preço

Mesmo que a ideia de não gastar muito com o pneu para moto seja atrativa, é preciso pensar que o pneu naturalmente tem a sua faixa de preço.

Desse modo, aqueles pneus que custam barato demais podem significar um perigo real quando são colocados na moto.

Quais são as consequências de andar com pneu de moto careca?

Infelizmente, há uma grande quantidade de pessoas que não compreendem o quanto os pneus carecas representam um risco.

São indivíduos que até continuam guiando suas motos por aí com os pneus praticamente sem sulcos, colocando-se em perigo e fazendo o mesmo com os demais.

Abaixo, algumas das coisas que podem acontecer quando se guia com o pneu da moto careca:

1. Aquaplanagem

Sempre que a moto passa por cima de um asfalto com acúmulo de água, como quando está chovendo, ele precisa da aderência dos pneus para se manter firme.

Com a aderência, ele fica “preso” ao solo enquanto passa, com menos probabilidade de se perder o controle, algo que muitos motoristas temem.

Porém, quando o pneu está careca, pode ocorrer o que é chamado de aquaplanagem, ou seja, a água se torna uma camada deslizante e a moto escorrega como se estivesse sobre o gelo.

Isso faz com que o condutor fique sem controle e, se a velocidade estiver alta, existe um risco enorme de acidentes sérios, inclusive fatais.

Vale dizer que não precisa que haja uma quantidade grande de água no asfalto para que a aquaplanagem aconteça: pode ser apenas uma chuva comum.

2. Dificuldade para manobras

Uma simples curva para entrar em uma rua pode ficar bem difícil quando se está com o pneu careca, já que isso depende da aderência.

Sem um pneu aderente, a moto pode ficar sem controle quando o condutor vira o guidão para fazer a curva e isso, é claro, pode causar diversos acidentes. Basta imaginar que se esteja tentando fazer uma curva para sair de uma estrada, por exemplo.

3. Maior probabilidade de atolar

As pessoas que costumam guiar a moto por estradas que sejam de barro correm um risco enorme de ficar atoladas. Isso acontece porque a tração fica comprometida quando o pneu está careca.

Assim, além da sujeira na moto, ainda poderá ser preciso pedir socorro para conseguir retirar o veículo de lá.

4. Dificuldade para frear

Sem a aderência, fica bem mais difícil que se consiga parar a moto, seja em um farol, seja para estacionar mesmo.

Desse modo, as probabilidades de ocorrer um acidente ou até de chegar uma multa de trânsito se multiplicam bastante.

5. Pontuação na carteira

Nem todos sabem, mas a moto que for vista com pneu careca pode representar R$ 195,23 de multa, sem contar a adição de 5 pontos na carteira de motorista.

Isso é explicado justamente por todos os riscos que estão associados a guiar uma moto com o pneu careca, de acordo com o que foi explicado aqui.

Uma vez que se entende bem o que é o pneu careca, como ele pode ser identificado e quais são os riscos de andar com ele, é claro que não há desculpas para não providenciar logo a sua troca.

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